Disseminação de conhecimento para a sustentabilidade do território

Resumo

O objetivo da presente candidatura é a disseminação do conhecimento, junto das organizações da produção para promoção e desenvolvimento e do Território, tendo por base a organização de ações de informação de cariz técnicos orientada para a visão estratégica do PEPAC. Assim as temáticas escolhidas focarão desde a gestão ativa de todo o território baseada numa produção agrícola e florestal inovadora baseada no conhecimento que promova os 3 pilares da sustentabilidade (económica, ambiental e social) de forma a garantir a resiliência e vitalidade das zonais ruais, dando destaque ao solo pelo seu papel em todo o ecossistema agrícola e florestal.

Ações

As ações propostas serão destinadas a produtores hortofrutícolas nacionais e produtores florestais, no que toca à interface entre a produção hortofrutícola e florestal, ao nível dos polinizadores silvestres e gestão de solo. Para o envolvimento do publico alvo nas ações propostas, o COTHN-CC fará uso da sua vasta rede de contactos, nomeadamente através da sua Mailing list com mais de 2000 entradas e as suas redes sociais (atualmente mais de 5.800 seguidores). Paralelamente a capacitação que o COTHN-CC adquiriu nos últimos anos na gestão de eventos virtuais, criação de conteúdos multimédia e na transmissão em direto de eventos nas redes sociais, será uma mais-valia para a abrangência pretendida. As ações focarão as seguintes temáticas:

- Agro-ecologia: polinização e polinizadores; infraestruturas ecológicas, agricultura de conservação, meso e macrofauna do solo;

- Inovação nas práticas agrícolas: fertilização sustentável; gestão de infestantes, sistemas de rega, manutenção de equipamentos agrícola; modelação de pragas e doenças e novas fontes de água alternativas;

- Valorização da produção: certificação da qualidade (GLOBALG.A.P.), cultura de segurança alimentar.

Enquadrando todas estas temáticas, a participação na FNA 2024 com a dinamização de diretos com a apresentação de projetos inspiradores das IE da Agenda da Terra Futura.

Notícias

Próxima ação do projeto:

No próximo dia 21 de maio e no âmbito do projeto Call4Earth, iremos realizar uma Ação prática de identificação de infestantes.

Pretende-se destacar a importância da identificação correta das infestantes para aplicar medidas de controle adequadas e evitar prejuízos à produção ou perda de rendimento. E ainda, adquirir conhecimentos básicos para a correta identificação das infestantes mais comuns nas culturas de modo a efetuar uma gestão mais sustentável das infestantes.

O local da ação será na Escola Superior Agrária de Santarém, edifício de aulas, auditório 2.

Conheça o programa neste link e inscreva-se para participar.

Calendário de ações previstas:

Data de realização: 25 de junho de 2024 

Público-alvo: produtores e técnicos das Organizações de Produtores

Número de Participantes: 40 pessoas

Tipologia: Ação (Projecto Call4Earth )

Formato: Presencial (em sala e em campo)

Oradores(as): José Carlos Franco (ISA), Elsa Valério (IPSantarém/ESA) & Rafael Carvalho (COTHN-CC & FLOWer Lab – CFE – Universidade de Coimbra)

Local: COTHN-CC & INIAV, IP (Polo de Inovação de Alcobaça – Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade)

Objetivo(s):

· Compreender a importância das infra-estruturas ecológicas na horto-fruticultura.

· Conhecer as diferentes infra-estruturas ecológicas utilizadas na horto-fruticultura.

· Identificar os aspetos a ter em conta na construção e implementação das infra-estruturas ecológicas.

Data prevista: 21 de maio de 2024

Público-alvo: produtores e técnicos das Organizações de Produtores

Tipologia: Ação (Projecto Call4Earth ) 

Formato: Presencial (em sala e em campo)  

Oradores: Isabel M Calha (INIAV, I.P.)

João Portugal (IPBeja/ESA)

Local: Escola Superior Agrária de Santarém

Com esta ação pretende-se destacar a importância da identificação correta das infestantes para aplicar medidas de controle adequadas e evitar prejuízos à produção ou perda de rendimento. E ainda, adquirir conhecimentos básicos para a correta identificação das infestantes mais comuns nas culturas de modo a efetuar uma gestão mais sustentável das infestantes.

Objetivo(s): Capacitar técnicos e produtores hortofrutícolas a identificar e combater as principais espécies de infestantes, de forma prática e eficiente.

Contacte-nos

COTHN-CC

Número de telefone:
262 507 657

E-mail:
helder.coelho@cothn.pt

Morada:
Estrada de Leiria S/N 2460-059 Alcobaça

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora